quarta-feira, 25 de abril de 2012

Carro de estudantes capixabas é encontrado em rio na cidade de Mucuri

Carro de estudantes capixabas é encontrado em rio na cidade de Mucuri

O carro dos cinco estudantes universitários capixabas desaparecidos foi localizado no início da noite desta terça-feira (24) às margens do rio Mucuri, na cidade de Mucuri, Bahia. O corpo de um dos jovens foi encontrado do lado de fora do veículo. A informação foi confirmada pelo tenente coronel Ivanildo Silva, do batalhão especial da Mata Atlântica, ao jornal Record Bahia. Os estudantes estavam desaparecidos há quatro dias.
"A partir desse momento a área está isolada, nós vamos fazer o resgate. E a partir daí é que a polícia técnica vai avaliar se houve um acidente ou não", disse o tenente coronel. Segundo o tenente, ainda, o corpo de um dos jovens já foi identificado - ele foi jogado para fora do carro - e os outros devem estar no rio e serão resgatados. O veículo é um Punto, placa OBC - 9685.
Os familiares dos jovens já foram avisados. O carro foi encontrado a quase 3 km da divisa entre Bahia e Espírito Santo. Segundo a delegacia de Mucuri, o carro está debaixo de uma ponte que passa sobre o rio da cidade. Pessoas que passaram no local sentiram um mau cheiro vindo da região e chamaram a polícia.
Bahia e Espírito Santo disponibilizaram um helicóptero para ajudar nas buscas no percurso que os jovens teriam realizado, desde São Mateus até o município de Prado, no extremo sul da Bahia.
Na manhã desta terça (24), a SSP-ES chwfou a afirmar queum carro semelhante ao dos universitarios teria sido encontrado na BR 418, na Bahia, com cinco vítimas fatais, mas a informação foi desmentida pelo delegado Danilo Bahiense, que sobrevoou a região e não localizou o suposto veículo. O carro, segundo a assessoria da SSP-ES, teria despencado em uma região montanhosa de difícil acesso.

Durante a tarde, outro boato movimentou uma equipe da Polícia Militar especializada em trabalhos na Mata Atlântica da Polícia Militar. Eles foram deslocados para um córrego na divisa entre a Bahia e Minas Gerais, onde teria sido registrado o sinal do celular de um dos jovens desaparecidos. Após algumas horas de buscas na região, nada foi encontrado.
A polícia chegou a ser deslocada para a região para verificar se os supostos corpos encontrados eram dos cinco universitários do Espirito Santo que estavam desaparecidos. No local, o delegado Danilo Bahiense, do Espírito Santo, não encontrou nenhum tipo de veículo ou pessoas vítimas de acidente. Dois helicópteros, da Bahia e do Espírito Santo, continuaram sobrevoando a região para mapear as ocorrências e descartar a hipótese de acidentes com vítimas fatais.

Entenda o caso
Izadora Ribeiro, Marllonn Amaral, Amanda Oliveira, Rosaflor Oliveira e André Galão viajavam em um carro modelo Punto, placa ODC-6985, para comemorar o aniversário da mãe de Izadora, que mora em Prado. Até a manhã desta terça-feira (23), eles não haviam sido encontrados.
Segundo o delegado Walter Barcelos, os celulares dos cinco jovens pararam de funcionar quase simultaneamente. "Eles saíram do Espírito Santo por volta das 19h e, por volta das 21h, os celulares apagaram ao mesmo tempo perto do município de Pedro Canário, na divisa com a Bahia", disse o delegado ao CORREIO. A viagem deveria durar aproximadamente três horas.
Com a demora dos jovens, os pais da Izadora fizeram o trajeto contrário da viagem à procura de acidente. Como não encontraram, procuraram a polícia em São Mateus para informar o desaparecimento. "Se eles fossem mudar o trajeto iriam avisar a gente", disse Doralize Ribeiro, mãe de Izadora.
As buscas são coordenadas pela Polícia Civil de São Mateus, onde estão os pais do jovem, e pela Delegacia de Pessoas Desaparecidas pelo telefone (27) 3137-9065 ou pelo disque-denúncia 181.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Traficante utilizava mercadinho para distribuir drogas em Itaparica

Traficante utilizava mercadinho para distribuir drogas em Itaparica



O traficante Maurício dos Santos, o “Pica-Pau”, 35 anos, que foi preso com 18 mil em drogas, é dono de um mercadinho no bairro Barro Branco, em Itaparica. Ele aproveitava as ocasiões em que precisava repor o estoque do estabelecimento comercial para comprar drogas e levá-las para Itaparica, camufladas no meio da mercadoria.

Além de ser apontado como o principal fornecedor de crack e cocaína, “Pica-Pau” também é investigado por envolvimento em pelo menos quatro homicídios relacionados ao tráfico de drogas nos últimos dois meses.

O traficante foi preso com mais de R$ 18 mil em drogas, no fim de semana, na localidade Alto das Pombas, em Itaparica. Ele estava a bordo de um veículo Fox, de cor cinza, com uma pedra de cocaína pesando 65 gramas e mais duas pedras de crack com mais de 100 gramas cada.

Mais cinco comparsas do traficante também foram flagrados, entre eles um adolescente, apreendido e encaminhado ao Ministério Público. Foram presos os irmãos Eliezer Mendes de Araújo e Adriano Mendes de Paula, o cunhado da dupla, Luciano Ferreira dos Santos e Denilson Inácio dos Santos.

Segundo a assessoria da Polícia Civil, “Pica-Pau” mora em um imóvel confortável e possui um carro modelo 2012. Ele alegou ter adquirido a droga por R$ 9 mil em Salvador, mas não revelou em que bairro.

No momento da prisão, “Pica-Pau” estava acompanhado da namorada adolescente, liberada após prestar esclarecimentos na delegacia. Ainda sem entradas em delegacias, Maurício foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

A quadrilha e o material apreendido foram apresentados à imprensa, na manhã desta terça-feira (24), pelo delegado Djalma Napoleão, titular da 19ª Delegacia Territorial (DT/Itaparica), no auditório do prédio sede da Polícia Civil, na Piedade.

domingo, 22 de abril de 2012

Radialista Lélis Fernandes estréia programa na Tupinambá 87,9 FM de Itaparica

Radialista Lélis Fernandes estréia programa na Tupinambá 87,9 FM de Itaparica





Foi ao ar, nesse
sábado, no horário das 09 às 14:00h, através das ondas de frequência moduladas da Tupinambá FM, frequência 87,9, o “Programa Falando Alto”, comandado pelo intrépido  radialista Lélis Fernandes  que, além de entrevistar, ao vivo, o empresário Claudio Neves, presidente da emissora, interagiu com o público ouvinte desse veículo de comunicações que, sem sombra de dúvidas, “vai começar a mexer” com as estruturas da região. Prestigiando o evento, a também jornalista Konça Samppayo (Jornal Kara a kara) teve uma participação nesse primeiro programa apresentado por Lélis, falando sobre uma interessante temática: câncer de mama.
Com potentes transmissores, a Tupinambá FM alcança, além de Itaparica, Salinas da Margarida, Conceição de Salinas, Mutá, Cações, Pirajuia, Ilha do Olho, Ilha do caos, Ilha de Garaíba, além da Ribeira, Bomfim e adjacências, em salvador, numa área que congrega cerca de 100.000 habitantes. 
Com uma programação variada e ininterrupta, de segunda a domingo,  das 06 às 06h do dia seguinte, diversos programas são comandados por profissionais experientes e, o que é mais importante, afinados com a filosofia apregoada pelo empresário Claudio Neves, sob o comando do Cel. Oriosvaldo Inocêncio (Diretor Geral, Gerente de programação e apresentador dos programas Alvorada Nordestina (06 às 08) e Crepúsculo Sertanejo (16 às 18h).


Outros competentes profissionais integram a programação,  a exemplo de Tereza Cristina (Programa “Sala de Estar com Tereza”), Zé Santana (Especial Roberto Carlos (08 às 09h), Roberto Carlos (Show da Manhã, das 09 às 11h),  Alex Santos (Toque Rock Total, das 11 as 12h) , Jorge Brasil (Tupinambá Esportes, das 12 às 13:00h),  Dudu Santana (Reggae Mania, das 14 às 16h), Omara (Conversa de Mulher, das 16 às 17h), Valfredo (Histórias de Itaparica, de 17 às 18h), além dos horários reservados à Hora do Brasil e Suplementos Musicais. Cuidando da sonoplastia, o também locutor Eduardo Santana.

Além do trabalho de locução, uma equipe de peso cuida da parte administrativa, a exemplo do próprio Cel Orisovaldo, Elton Coelho (Gerente Financeiro), Roberto Couto (controle comercial e jornalismo), Josiane Lopes (recepcionista). Bem equipada, a emissora, situada no coração da cidade, conta com uma antena de transmissão majestosa e um transmissor que atende, em princípio, o alcance desejável. Logo após o encerramento do programa, o empresário Claudio Neves convidou a todos para saborear deliciosos pratos da culinária da cidade do cronista João Ubaldo. Além de Lélis Fernandes e Konça Samppayo, a imprensa de Santo Antonio de Jesus fez-se representar pelo Jornal Gazeta do Recôncavo e TvSaj e a de Itaparica pelo site "Itaparica On Line" (Thadeu Brasileiro). Informações do Blog Antonio Mascarenhas.  tvsaj.net

sexta-feira, 20 de abril de 2012

ITAPARICA: Prefeito reinaugura posto de saúde e tira placa de ex-prefeito

ITAPARICA: Prefeito reinaugura posto de saúde e tira placa de ex-prefeito


 

Fala-se em democracia, em direitos iguais, em respeito ao próximo. Mas será que tentar apagar a história, tentar fazer algumas coisas se tornarem invisíveis, é democrático? Como podemos construir um momento de paz, de serenidade política, quando temos o mau exemplo da própria prefeitura de apagar a história do seu município. Se não é isso, qual a verdadeira intenção? Estamos nos referindo a placa da reinauguração em outra gestão, do Posto de Saúde do Alto das Pombas, que foi inaugurado na gestão de Vicente Gonçalves em 1988, reinaugurado na gestão de Claudio Neves e agora mais uma vez reformado por Raimundo da Hora.

A placa da época de Claudio Neves simplesmente sumiu, tão grosseiramente que nem os buracos foram tapados, aliás muitos buracos no nosso município continuam em aberto. Estamos com os olhos abertos pra tudo que acontece, é assim que continuaremos, não querendo ser justiceiros, mas exigindo o que é nosso de direito e o que é de direito de todos que fizeram parte da construção de Itaparica, seja quem for, uma cidade só cresce agregando trabalho e valores.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Ministério da Educação abriu inscrições para 35 cursos de qualificação profissional



Você quer trabalhar no setor turístico ou já trabalha na área? Preste atenção que aí vem novidade. O Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Educação abriu inscrições para 35 cursos de qualificação profissional nas áreas de hotelaria, gastronomia, recreação, cerimonial, atendimento ao turista, inglês, espanhol, linguagem de sinais e muitos outros.
No total são 240 mil vagas oferecidas gratuitamente pelo Pronatec, até 2014! E os participantes recebem também auxílio alimentação e transporte para frequentar com tranquilidade as aulas nos Institutos Federais e no Senac de cada cidade. O objetivo é dar excelência ao atendimento e serviços prestados no país durante as copas das Confederações e a de 2014. Tudo para que o Brasil faça bonito, melhore a sua imagem país afora e transforme esses dois eventos nos maiores de todos os tempos.
O Governo Federal sabe que este é o melhor momento para divulgar a imagem do Brasil como destino turístico ideal e reconhece que o seu desempenho, trabalhador, vai servir de cartão postal para o nosso país.
A inscrição é muito fácil, basta acessar o site www.pronateccopa.turismo.gov.br , ter 18 anos ou mais e preencher direitinho o cadastro com todos os dados pessoais e o curso escolhido. O site também reúne informações sobre todos os cursos.
Participe! Ajude o Brasil a dar um show de bola! Converse com amigos, vizinhos, membros da sua entidade. Essa é uma oportunidade para você crescer junto com o Brasil.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Rádio Tupinambá 87,9 FM, em Itaparica foi reinaugurada

Rádio Tupinambá 87,9 FM, em Itaparica foi reinaugurada



 
A rádio Tupinambá FM, foi inaugurada em 2004, depois de algumas reformas que a deixou fechada por algum tempo foi reinaugurada novamente no dia 20 de março de 2012. Agora na direção do Coronel Oriosvaldo, conta com uma programação diária de excelente conteúdo e música de qualidade. Pode ser sintonizada em quase toda região metropolitana e recôncavo baiano. Sintonize 87,9 FM! Em breve novidades da rádio aqui em nosso site! Telefone da rádio: 71 3631-1238/2455.
 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

ITAPARICA: Prefeitura abre processo seletivo para contratação temporária de pessoal




Processo Seletivo Simplificado com vistas à contratação temporária de profissionais para ocuparem quantitativo de cargos na Secretaria de Educação. A Seleção Pública objetiva selecionar candidatos para preenchimento de vagas, Regime REDA no período de 02(dois) anos a fim de atender de imediato as necessidades de pessoal do Município de Itaparica.

O processo de inscrição será gratuito, devendo os interessados dirigirem-se à Secretaria Municipal de Educação, situada no Parque das Amoreiras, Largo do Senhor do Bonfim, próximo ao Comercial Paraki, portando os documentos necessários, descritos no item III.

I- A inscrição será feita na Secretaria acima citada, no período de 11 a 18 de abril do corrente ano, das 08h às 20h.
II- A inscrição poderá ser efetivada por procuração, desde que as cópias dos documentos exigidos estejam autenticadas em cartório e a procuração com firma reconhecida do constituinte/outorgante.

III -Para efetivar a inscrição será necessária a apresentação da seguinte
documentação (original e cópia):
a. Carteira de Identidade ou equivalente;
b. CPF;
c. Comprovante de escolaridade - Diploma, Certificado ou Histórico Escolar;
d. Título de Eleitor, com comprovante de votação nas ultimas eleições;
e. Comprovante de regularidade com o Serviço Militar (para o sexo masculino);
 

 

Espécie de coral ameaça a biodiversidade marinha da Baía de Todos os Santos

Espécie de coral ameaça a biodiversidade marinha da Baía de Todos os Santos




 
De beleza ímpar e um colorido vistoso, uma espécie de coral se apresenta como uma nova ameaça biodiversidade marinha. É o Coral-Sol (Tubastrea tagusensis e Tubastrea coccinea), um organismo invasor vindo do Oceano Pacífico que ingressou no Brasil na década de 80, no Rio de Janeiro, incrustado em cascos de navios e plataformas de petróleo. Ele é conhecido pelo seu potencial de assassinar outros corais, em competição por espaço. Agora, de forma inédita no país, foi flagrado estabelecido em recifes de coral, que são ecossistemas de grande biodiversidade. O alerta é da Organização Socioambientalista PRÓ-MAR, que o encontrou na Baía de Todos os Santos (BTS), mais precisamente em uma Área de Proteção Ambiental (APA), na Ilha de Itaparica.

De acordo com o biólogo da PRÓ-MAR, Ricardo Miranda, a Organização promove o monitoramento dos recifes de coral da Ilha de Itaparica desde 2006, e foi em uma das expedições que foi encontrado o animal invasor. “O vimos instalado em um relevante recife da região, onde já é possível ver grande cobertura deste organismo em algumas 'pedras', dividindo espaço com importantes corais construtores dos recifes brasileiros, incluindo espécies endêmicas da Bahia”, explicou, em referência às ações do Projeto Maré Global, da ONG, patrocinado pelo Instituto Otaviano Almeida Oliveira (IOAO).

Sua maior ameaça é por crescer três vezes mais que os corais nativos e encontrar nas águas baianas um ambiente ideal, sem competidores. “Eles vieram de uma região com grande competição por espaço, onde brigavam com mais de 200 espécies para sobreviver. Aqui, por não haver competitividade, eles superam todos os outros, que até então estavam em harmonia. Além disso, esses organismos apresentam uma taxa de crescimento bem maior em relação as espécies nativas, produzem guerra química com os outros corais e isso, com certeza, leva à devastação dos nossos corais nativos,  que juntamente com processos de inibição química, podem causar sérios danos as espécies nativas", alertou o doutorando em ecologia pela UFBA, José Amorim, que preside o Conselho Científgico da PRÓ-MAR, enfatizando que “estamos diante de um grande desastre ecológico”.
.
O Doutor em zoologia, professor adjunto do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Claudio Sampaio, pioneiro na descoberta deste organismo invasor na Baía de Todos os Santos, dá um alerta quanto ao manejo do coral quando encontrado. “Quando os mergulhadores avistarem este coral, não devem coletar nem quebrar as colônias, pois ao manipulá-lo incorretamente, pode-se estimular a desova deste organismo, contribuindo com a amplificação do problema. O correto é comunicar o mais rápido possível a PRÓ-MAR ou algum especialista da área”, explicou.

Conforme informações da Organização Internacional Marítima, uma espécie é considerada invasora quando causa danos ecológicos, econômicos ou para a saúde humana. Elas são consideradas uma das quatro maiores ameaças a biodiversidade marinha.

Maiores informações:
www.coralsolbts.com.br
www.promar.org.br

Lucas Gaspari, Assessor de Comunicação - Organização Socioambientalista PRÓ-MAR

Fórum e Cartório de Itaparica


TABELIONATO DE NOTAS CUMULADO COM PROTESTO DE TÍTULOS

INFORMA O ATUAL ENDEREÇO DO TABELIONATO DE NOTAS DA COMARCA DE ITAPARICA: ESTRADA DO PORTO SANTO, Nº 12, CENTRO COMERCIAL MAR E TERRA. 
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DAS 08:00 ÀS 16:00, SEM INTERVALO PARA ALMOÇO.

TELEFONE : 3682-1716
 
EMAIL: TABELIONATO.ITAPARICA@HOTMAIL.COM 
               TABELIONATO.ITAPARICA@GMAIL.COM

TABELIÃ DE NOTAS:MARCIA CARVALHO
 
SERVIÇOS OFERECIDOS:
 
ABERTURA E RECONHECIMENTO DE FIRMAS, AUTENTICAÇÕES, ESCRITURAS, PROCURAÇÕES PÚBLICAS, PROTESTO DE TÍTULOS, DIVÓRCIO, INVENTÁRIO COM RIO DE ARROLAMENTO DECLARAÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Mulher morre vítima de meningite C em Vera Cruz

Mulher morre vítima de meningite C em Vera Cruz



A Secretaria de Saúde confirmou nessa manha de segunda feira 09,a morte da Sra Iraildes Barbosa da Cruz de Meningite C em Tairu distrito de Vera Cruz, a mesma passou pelo hospital de Itaparica na quinta-feira e foi transferida para o Couto Maia em Salvador, mas nao resistiu e faleceu. A população de Tairu está apreensiva, pois 29 pessoas tiveram contato direto com a Sra Iraildes, e até agora so 14 pessoas foram medicadas. A vigilância epidemiológica do município de Vera Cruz informou que uma equipe de secretaria de saúde esteve no local onde a vítima morava realizando levantamento das pessoas que tiveram contato direto com a mulher, que é a 15ª vítima de meningite na Bahia em 2012.

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou a 2ª morte por meningite tipo C, em 2012, na Bahia, no dia 6 de março. Segundo o órgão, a vítima foi um homem de 44 anos que morreu no último sábado (3), no Hospital Couto Maia, em Salvador.

De acordo com a Sesab, o homem, que teve a identidade preservada, foi internado no hospital na sexta-feira em estado grave e morreu no sábado. Logo após o internamento, o paciente teve complicações em decorrência do tipo mais grave da doença e morreu no dia seguinte. Ele morava no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário.

A primeira morte por meningite tipo C foi registrada no dia 11 de fevereiro. Tiago Moraes, de 28, morava em Brotas, e morreu dois dias depois de ser internado no Hospital Português.

No ano passado, foram registrados na Bahia 1.670 casos, com 108 óbitos. Já na capital baiana o número foi menor, de 1.047 casos com 53 óbitos.

domingo, 8 de abril de 2012

ITAPARICA: Balcão de Justiça é inaugurado no município

O dia 30 de março vai ficar para a história de Itaparica. Cidadania é o principal foco que fez com que o Tribunal de Justiça da Bahia em parceria com a Faculdade Dom Pedro Segundo e a Prefeitura de Itaparica, inaugurasse o Balcão de Justiça. A solenidade aconteceu com a presença do Juiz de Direito da Comarca de Itaparica, Dr. Eduardo Augusto Ferreira Abreu, Dr. Wadih Habib Bonfim da Faculdade Dom Pedro Segundo, o Prefeito de Itaparica Raimundo da Hora, autoridades locais e estaduais.
No Balcão de Justiça serão realizadas mediações de conflitos e formalizados acordos sobre questões processuais referentes a divórcio, reconhecimento espontâneo de paternidade, à pensão alimentícia, dissolução de união estável e demais processos cíveis, referentes ao art. 3º da Lei nº. 9.099/95 (Juizados Especiais). O Balcão de Justiça e Cidadania funciona com a participação de estagiários do curso de Direito da Faculdade Dom Pedro Segundo, sempre sob a supervisão de um advogado da instituição parceira ou do próprio Tribunal de Justiça.

Sábado de Aleluia em Itaparica, atrás do Grande Hotel, dia de brincar e queimar o Judas!

Embarcação na Marina de Itaparica

Pôr do Sol na Marina de Itaparica

Lua Cheia clareando a Baía de Todos os Santos

Pôr do Sol em Itaparica

domingo, 1 de abril de 2012

Lar Maria da Glória

Lar Maria da Glória

Lar Maria da Glória em Itaparica ao lado do Hospital, precisa de sua ajuda! Qualquer tipo de doação é bem vinda! Vó Nilzete cuida de aproximadamente 30 crianças com ajuda de donativos! Faça sua parte!