sexta-feira, 1 de julho de 2011

Barra Grande sofre com avanço do mar

Barra Grande sofre com avanço do mar

Barra Grande sofre com avanço do mar


Abandono. É assim que moradores da localidade de Barra Grande, município de Vera Cruz, descrevem a situação da ilha de águas tranquilas e belezas naturais que, segundo eles, vem sofrendo as consequências do descaso da prefeitura. Lixo, lama e ruas esburacadas ameaçam o direito de ir e vir da comunidade. E, devido à falta de contenção adequada, mais de 50 casas correm risco de serem destruídas pela força da maré. A carência de manutenção na Avenida Beira-Mar e ruas paralelas levou a comunidade a reunir assinaturas exigindo da prefeitura de Vera Cruz a execução de obras emergenciais na localidade, mas, até hoje, nada foi feito para melhorar a situação. “Se uma pessoa passar mal corre o risco de morrer, devido à dificuldade de acesso”, conta o empresário Carlos Martins, destacando que é preciso andar mais de 400 metros para chegar até uma rua asfaltada, onde os veículos conseguem trafegar.

 Devido às crateras e ao excesso de lama deixado pelas chuvas dos últimos dias, os moradores estão desassistidos de serviços básicos, como entrega de correspondências, coleta de lixo e transporte. “A solução que muita gente acaba encontrando é abandonar o lixo na praia, pois nem todo o mundo quer se dar o trabalho de andar até a rodovia com o lixo nas mãos”, destaca Martins.  Os problemas estruturais afetam ainda o comércio e o turismo local, visto que não há condições de chegar aos restaurantes, bares, hotéis e pousadas localizadas nessas mesmas vias. Fonte: Tribuna

Novo terminal hidroviário de Vera Cruz deve ser licitado em julho

Novo terminal hidroviário de Vera Cruz deve ser licitado em julho

Novo terminal hidroviário de Vera Cruz deve ser licitado em julho




Antonio Magno, prefeito de Vera Cruz, diz que equipamaneto
vai fortalecer o transporte marítimo e livrar de vez a população do município
dos serviços do ferryboat da TWB.

Salvador - Já está no Derba (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia) o projeto para a construção do novo Terminal Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Orçado em R$ 12 milhões, o projeto será executado em um prazo de dois anos, com recursos provenientes da Secretaria de Turismo.

O novo terminal ficará na ponta do Jaburu, cerca de 600 de distância do atual, localizado no centro de Mar Grande. A licitação deverá ocorrer neste mês de julho.

O equipamento é uma antiga reivindicação dos moradores de Mar Grande e da prefeitura. Com mais de 40 anos, o terminal atual de Veral Cruz, que pertence ao município, está superado e é cheio de restrições. Ele não permite, por exemplo, a atracação das embarcações da travessia Salvador-Mar Grande, em períodos de maré baixa.

Sem calado (profundidade) suficiente, o sistema não funciona quando a maré baixa demais, exigindo a parada das lanchas, em prejuízo dos usuários, obrigados a recorrer, nessas ocasiões, ao sistema ferryboat, o que é um problema. As lanchas de Mar Grande operam com horários fixos de 30 em 30 minutos e fazem a travessia em tempo médio de 40 minutos. No ferry, onde os horários são irregulares, a viagem dura até 1 hora e 20 minutos ou mais, se a travessia for feita, por exemplo, no navio "Pinheiro".

O prefeito de Vera Cruz, Antonio Magno, está otimista e acha que o novo terminal vai alavancar o turismo e fortalecer o transporte marítimo entre o município e a capital. O hidroviário de Vera Cruz será integrado a um terminal rodoviário, também previsto no projeto.

"Vamos nos livrar de vez da TWB no transporte de passageiros. Com o novo terminal, os operadores da travessia de Mar Grande não terão mais problema de atracação em maré baixa e com certeza vão investir ainda mais em novas embarcações. A travessia de Mar Grande tem uma história, é a preferida dos usuários, emprega trabalhadores do municpio e gera renda aqui em Vera Cruz", observou Magno. Fonte: Jornal da Mídia

No Frames